
Vasectomia
Procedimento simples que consiste na interrupção do fluxo dos espermatozoides pelos canais que os levam dos testículos até o pênis (ductos deferentes). Pode ser feita com anestesia local em sala de procedimento adequada, ou com sedação em ambiente hospitalar.
Mitos: não afeta os níveis de testosterona, a capacidade de ereção, nem mesmo o volume da ejaculação (pois a maior parte do esperma é proveniente do líquido produzido pela próstata e vesículas seminais).
Quando posso deixar de usar outro método anticoncepcional: geralmente seu Urologista recomendará que faça um espermograma em 60 dias (período no qual deve estimular ter varias ejaculações com proteção). Após análise do exame, o médico pode liberar as relações sexuais sem método anticoncepcional.
Quem pode fazer: atualmente podem realizar a esterilização masculina (vasectomia) homens com 25 anos ou mais OU 2 filhos vivos. É necessária assinatura de termo de consentimento com prazo de 60 dias entre a manifestação do interesse e a cirurgia (legislação atual ainda exige assinatura da cônjuge).
Nova Lei da Vasectomia foi aprovada em Setembro de 2022, porém só entra em vigor em março de 2023. O que muda? Idade mínima passa para 21 ou mais OU 2 filhos vivos. Segue necessário termo de consentimento 60 dias antes da cirurgia, porém não é mais obrigatória a assinatura da cônjuge.